Tecnologias da informação e comunicação no ensino da Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia

Preocupações relacionadas ao uso de tecnologias no ensino superior são recorrentes em vários países e áreas do conhecimento. Este estudo transversal exploratório mapeou usos e percepções sobre as tecnologias da informação e comunicação no ensino de Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia durante a pandemia no Brasil. O projeto contou com a orientação da Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão.

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Galvão, M. C. B., Ricarte, I. L. M., Rezende, G., & Calandrin, I. D. (2023). Tecnologias da informação e comunicação no ensino da Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia durante a pandemia de COVID-19. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), 28, e023014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/5f5BDZhrykRmgPHCHN5ZTZh/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 25 mar. 2024


Preocupações relacionadas ao uso de tecnologias no ensino superior são recorrentes em vários países e áreas do conhecimento. Este estudo transversal exploratório mapeou usos e percepções sobre as tecnologias da informação e comunicação no ensino de Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia durante a pandemia de COVID-19, no Brasil, por meio de um questionário online. Participaram do estudo 87 acadêmicos vinculados a cursos de Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. No que concerne ao apoio institucional recebido durante a pandemia para o uso de tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino-aprendizagem, 84 participantes se manifestaram, dos quais 13 (15,5%) declararam que este apoio foi ruim; 40 (47,6%) que o apoio foi regular, 23 (27,4%) que o apoio foi bom e 8 (9,5%) que o apoio foi ótimo. A análise temática de 87 respostas observou a predominância de três temas: percepções positivas sobre o uso de tecnologias, percepções relacionadas às adversidades no uso de tecnologias e percepções relacionadas às estratégias para aperfeiçoar o uso das tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino-aprendizagem, havendo destaque para as percepções sobre adversidades. Notou-se que o ensino remoto possui desvantagens derivadas do potencial despreparo da comunidade acadêmica para o uso de tecnologias, bem como especificidades relacionadas ao campo da saúde como a necessária relação aluno-paciente. Assim, os usos de tecnologias da informação e comunicação no ensino destas áreas demandam atenção aprofundada das instituições de ensino superior e comunidade acadêmica para a adoção, treinamento e avaliação de inovações.
O Global Digital Health: Our lab is here! é coordenado pela Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Contato: mgalvao@usp.br