CONFLUÊNCIA: Grupo de Estudos Avançados em Tecnologia e Informação em Saúde com foco em Populações Vulneráveis

***  

Nome do grupo
CONFLUÊNCIA: Grupo de Estudos Avançados em Tecnologia e Informação em Saúde com foco em Populações Vulneráveis

Instituição
Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo
 
Coordenação:

Maria Cristiane Barbosa Galvão (FMRP-USP)
Coordenadora

Ivan Luiz Marques Ricarte (FT-Unicamp)
Vice-coordenador


CONFLUÊNCIA: Grupo de Estudos Avançados em Tecnologia e Informação em Saúde com foco em Populações Vulneráveis reúne cientistas, profissionais, estudantes, instituições e representantes da comunidade preocupados com o acesso à informação de qualidade a populações vulneráveis por meio das tecnologias da informação e comunicação que forem adequadas e necessárias a cada contexto.

As preocupações do grupo CONFLUÊNCIA abarcam o estudo do ecossistema da informação em saúde, incluindo a produção, a busca, a seleção, a disseminação e o uso da informação em saúde com foco na população, dando prioridade às pessoas que enfrentam desvantagens sociais, econômicas ou ambientais, como pessoas em situação de pobreza, crianças, idosos, populações indígenas, imigrantes, refugiados, pacientes com condições crônicas e doenças raras, e pessoas que enfrentam situações adversas decorrentes de condições culturais, sociais, econômicas ou geográficas.

Dada a relação próxima entre conteúdos informacionais e seu suporte, o grupo também prioriza o estudo de tecnologias da informação e comunicação que possam otimizar o rol de processos informacionais elencados.

Cientificamente, o grupo CONFLUÊNCIA é composto por membros provenientes de várias áreas do conhecimento, como Ciência da Informação, Tecnologia da Informação, Computação, Informática Biomédica, Saúde Pública, Educação e Comunicação. Tal composição se faz necessária para o estudo de problemas complexos.

Outra caraterística científica do grupo é o diálogo no cenário nacional e internacional, de modo que as melhores experiências e iniciativas relacionadas à tecnologia e informação em saúde com foco em Populações Vulneráveis sejam compartilhadas, discutidas, reproduzidas, disseminadas e adaptadas.

Neste sentido, o grupo CONFLUÊNCIA nasce a partir do reconhecimento de pesquisadores ímpares no estudo de aspectos relacionados ao seu tema, que são provenientes do Brasil, Canadá, Chile, Índia, Israel, Portugal, Suécia, Tailândia, Taiwan, Vietnã, entre outros.

O grupo CONFLUÊNCIA está diretamente alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3, 4, 10 e 17, relacionados à promoção da saúde e bem-estar, à educação inclusiva e equitativa, à redução de desigualdades e ao fortalecimento de parcerias.

As parcerias estabelecidas entre setores público, privado e organizações da sociedade civil são fundamentais para a sustentabilidade e a eficácia das ações, promovendo um modelo colaborativo que amplifica o impacto social e melhora a qualidade de vida das populações atendidas.

Finalmente, o grupo é um agregador de inteligências e competências que poderão gerar pesquisas colaborativas nos cenários nacionais e internacionais.
 
Áreas do conhecimento
Ciência da Informação; Tecnologia da Informação; Computação; Informática Biomédica; Saúde Pública; Educação; Comunicação.
 
Palavras-chave
Tecnologia da Informação e Comunicação; Informação; Saúde; Literacia; Populações vulneráveis.
 
Membros permanentes
A coordenação do CONFLUÊNCIA: Grupo de Estudos Avançados em Tecnologia e Informação em Saúde com foco em Populações Vulneráveis ficará sob a responsabilidade da Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão, Livre-Docente do Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP). A Profa. Cristiane possui 30 anos de experiência em atividades de pesquisa, ensino e extensão relacionadas a processos informacionais. Já a vice-coordenação do CONFLUÊNCIA ficará sob a responsabilidade do Prof. Dr. Ivan Luiz Marques Ricarte, Titular da Faculdade de Tecnologia da Universidade Estadual de Campinas (FT-UNICAMP).

Os docentes coordenadores atuam em parceria científica há longa data em temáticas envolvendo tecnologias e informação em saúde para diferentes públicos. Adicionalmente, é importante destacar que a coordenadora do CONFLUÊNCIA mantém contato com todos os membros nacionais e internacionais do grupo por meio de diferentes fóruns científicos, trabalhos em equipe, pesquisa e participação em eventos, fato que permite fortalecer uma relação de confiança recíproca entre todos os envolvidos por meio da oficialização do grupo.
    Estudantes de graduação

O Global Digital Health: Our lab is here! é coordenado pela Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Contato: mgalvao@usp.br