Contribuições da Ciência da Informação para Melhorar o Acesso ao Sistema Único de Saúde

A pesquisa "Contribuições da Ciência da Informação para melhorar o acesso ao Sistema Único de Saúde" estudou as dificuldades encontradas pela população para acesso ao SUS. Com este estudo, pretendeu-se também fornecer subsídios para se pensar a transversalidade da Ciência da Informação no setor da Saúde. A pesquisa contou com a coordenação da Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão.

*** 

GALVÃO, Maria Cristiane Barbosa; MAGALHÃES, Eva Maria da Silva Neta; SILVA, Alberto Claudino dos Santos; ANDRADE, Evaldo Aguiar; RICARTE, Ivan Luiz Marques. Contribuições da Ciência da Informação para Melhorar o Acesso ao Sistema Único de Saúde. Brazilian Journal of Information Science: research trends, Marília, SP, v. 18, p. e024029, 2024. DOI: 10.36311/1981-1640.2024.v18.e024029. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/bjis/article/view/15178.. Acesso em: 27 ago. 2024.

Esta pesquisa estudou as dificuldades encontradas pela população para acesso ao Sistema Único de Saúde. Com este estudo, pretendeu-se também fornecer subsídios para se pensar a transversalidade da Ciência da Informação no setor da Saúde. Realizou-se uma pesquisa de opinião exploratória, com abordagem de métodos mistos, em um município do agreste pernambucano. Observou-se que a maioria dos 103 participantes da pesquisa recorrem cotidianamente ao Sistema Único de Saúde, para atendimento especializado e para realização de cirurgias, possuem acesso à Internet, acesso a tecnologias de informação e comunicação, bem como estão abertos para usar tecnologias em sua relação com o Sistema de Saúde. Já as dificuldades que possuem para acessar o Sistema de Saúde versaram sobre: falta de profissionais de saúde, falta de informatização das unidades de saúde, necessidade de capacitação dos profissionais de saúde, quantidade limitada de unidades de saúde e desorganização das filas de espera. Neste contexto, potenciais contribuições da Ciência da Informação para melhorar o acesso ao Sistema Único de Saúde incluem desenvolvimento de serviços informacionais com foco no acesso à assistência, desenvolvimento de ferramentas que possam auxiliar profissionais de saúde e a população em várias frentes e colaboração em processos de informatização e interoperabilidade de sistemas e informação das unidades de saúde.
O Global Digital Health: Our lab is here! é coordenado pela Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Contato: mgalvao@usp.br