Atendendo demandas informacionais de pacientes diabéticos na era digital

 

O estudante Matheus Alves Pereira, do terceiro ano do Curso de Graduação em Medicina participou do Congresso Brasileiro de Informática em Saúde (CBIS 2024), realizado de 08 a 11 de outubro em Belo Horizonte, organizado pela Sociedade Brasileira de Informática em Saúde e pela Associação Médica de Minas Gerais. O trabalho contou com a orientação da Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão.

*** 
O estudante Matheus Alves Pereira, do terceiro ano do Curso de Graduação em Medicina participou do Congresso Brasileiro de Informática em Saúde (CBIS 2024), realizado de 08 a 11 de outubro em Belo Horizonte, organizado pela Sociedade Brasileira de Informática em Saúde e pela Associação Médica de Minas Gerais.

O trabalho de Matheus tem por título "Atendendo demandas informacionais de pacientes diabéticos e seus familiares na era digital”. Este é um dos projetos de iniciação orientados pela Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão do Departamento de Medicina Social da FMPR-USP relacionado ao atendimento das necessidades informacionais da população por meio de tecnologias digitais e frugais. O estudo desenvolvido por Matheus relata os resultados alcançados pelo Centro Brasileiro de Referência em Informação em Saúde (CBRIS), disponível em: https://www.cbris.com.br/, no atendimento de questionamentos de pacientes diabéticos e seus familiares. Atualmente, por meio do Centro Brasileiro de Referência em Informação em Saúde, idealizado pela professora, já foram atendidas mais de 860 mil pessoas do Brasil e do mundo para responder dúvidas sobre saúde com informações confiáveis.

Segundo Matheus, além de compartilhar seu conhecimento com profissionais da saúde, professores e secretários da saúde, sua participação no Congresso Brasileiro de Informática em Saúde, lhe trouxe três contribuições: 1) ampliação de sua visão sobre as possibilidades de atuação como médico formado, que se estendem além da assistência direta ao paciente; 2) teve oportunidade de conhecer novas tecnologias em saúde, incluindo sistemas de informação especializados, dispositivos vestíveis e outras ferramentas tecnológicas que estão sendo desenvolvidas ou já estão disponíveis; 3) permitiu conhecer mais sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) e a Saúde Pública, porque estavam no evento muitas entidades públicas divulgando suas iniciativas de saúde digital, como o Ministério da Saúde, secretarias de saúde e universidades. A Profa. Cristiane Galvão esclarece que o envolvimento dos alunos do campo da saúde nas inovações e no trabalho em equipe é fundamental. Assim, entende que a participação de Matheus, aluno do Curso de Medicina, em um evento do campo da Informática Biomédica traz uma possibilidade de formação interprofissional e colaborativa, necessária para a resolução dos problemas complexos da sociedade no século 21.

A participação no evento contou com o apoio do Centro Acadêmico Rocha Lima (CARL) e da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FAEPA).
O Global Digital Health: Our lab is here! é coordenado pela Profa. Dra. Maria Cristiane Barbosa Galvão na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Contato: mgalvao@usp.br